sábado, 6 de outubro de 2012

Pará é o 2º mais violento contra as mulheres


Pará é o 2º mais violento contra as mulheres  (Foto: Mauro Angelo)
(Foto: Mauro Angelo)
“Ele ficou com ciúmes e me deu um murro”. Foi o único relato dito por uma mulher que esteve, ontem à tarde, na Delegacia da Mulher para denunciar o companheiro que a agrediu fisicamente. Aparentava ter no máximo 24 anos de idade. No braço esquerdo, um hematoma.

Apresentando sinais de nervosismo, ela não quis se identificar, nem conversar com a reportagem. Certamente, é mais uma vítima que vai entrar para as estatísticas que comprovam que o Pará é o segundo Estado mais violento do Brasil em agressão contra a mulher, segundo a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM). 

Somente no primeiro semestre deste ano, foram 515,94 casos de violência para cada 100 mil mulheres, denunciados pelo Disque 180, em todo o Estado. Um crescimento de 20% em relação ao mesmo período do ano passado, quando o Pará ficou em terceiro lugar no ranking nacional de violência contra a mulher. De todas as denúncias feitas para o Disque 180, 47.555 foram de situações que envolveram agressões contra as mulheres, a maioria cometida pelos parceiros e cônjuges. A violência física ainda é a mais incidente, com 26.939 registros, o que equivale a 56,65% das denúncias. (Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário